Inaugurado em Julho de 2005, o Barquinha Parque rapidamente se transformou num ícone de Vila Nova da Barquinha, sendo o local eleito pelos habitantes do concelho e da região para passar os seus tempos livres.
Em 2012, este espaço reconhecido e premiado acolheu um projeto único em Portugal, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol. Este património artístico contribuiu ainda mais para o seu reconhecimento nacional e internacional, permitindo simultaneamente a sua utilização como área de lazer.
Caminhar, fazer jogging, levar as crianças para brincar, andar de bicicleta, jogar “à bola” ou simplesmente apreciar a paisagem ribeirinha são algumas atividades que este espaço oferece numa envolvente natural de rara beleza.
Pensado pela dupla de Arquitetos Paisagistas – Hipólito Bettencourt e Joana Sena Rego – este espaço substituiu os velhos nateiros por um imenso prado verde onde crescem cerca de 700 árvores.
Conquistou o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista 2007, na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”.
O parque ocupa uma área de cerca de 7 hectares, onde existem equipamentos desportivos, espaços lúdicos para as crianças e percursos ribeirinhos, tudo enquadrado numa área de prado natural a escassos metros do Rio Tejo.
A constante dinamização cultural, assim como a disponibilidade de acesso à Internet via wireless, são fatores que complementam a diversidade de propostas para utilização do Barquinha Parque.
Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho são os autores da esculturas que compõem o Parque de Escultura Contemporânea Almourol.
Pela primeira vez em Portugal, existe um espaço com o melhor da escultura contemporânea portuguesa, cobrindo autores e obras cujo trabalho se desenvolveu da década de 60 até à atualidade.